SOBRE NÓS

Quem somos?

Rodas Solidárias, é um projeto sem fins lucrativos que visa incluir pessoas com necessidades especiais em maratonas e outras provas de corrida. Os participantes vão em cadeiras de rodas acompanhados por atletas voluntários. Mas esta iniciativa vai muito além de uma experiência de desporto inclusiva. Pretende ser a realização de um sonho, emocionante e um momento inesquecível para os que nela participem. 

Além da corrida, no final da prova, sempre que que for possível e que se justifique, os participantes podem receber uma cadeiras de rodas, oferecida pelos patrocinadores. Queremos assim ajudar a melhorar a mobilidade e qualidade de vida destas pessoas. 

Com este projeto procuramos promover a consciencialização da sociedade civil para a importância da inclusão e igualdade de oportunidades.

A NOSSA MISSÃO

Facilitar a participação de pessoas com necessidades especiais em maratonas, e outras provas de corrida.

A NOSSA VISÃO

Ser uma referência na área de inclusão, onde prevaleçam os valores da empatia, solidariedade, e respeito pelo próximo.


O FUNDADOR

João Neto: uma história inspiradora

Nascido em 1966, João Neto é um empresário do ramo das telecomunicações. É autor do livro Correr sem Limites. Vive em Lisboa e é pai de dois filhos. Acima de tudo, João Neto é um lutador. 

Aos 45 anos, enquanto esperava que o filho acabasse um treino de futebol, começou a correr. Aquilo que começou como uma forma saudável de matar o tempo, rapidamente se tornou numa necessidade de evolução. Primeiro foram 10 quilómetros, depois 21 e finalmente uma maratona. Com cada passada, crescia a vontade de ir mais além. Num instante chegaram as ultramaratonas, correu no Polo Norte, na Antártida e no Evereste. Cumpriu a famosa World Marathon Challenge, realizando sete maratonas, em sete continentes em sete dias consecutivos. Acumula já mais de 35 palmares. 

Competitivo por natureza, João Neto acata desafios que o estimulem e procura constantemente mostrar a quem o acompanha o valor do empenho, da dedicação e da resiliência. Foi esta força, aliada à paixão pela modalidade, que o levaram a partilhar estas emoções com quem lhe é mais próximo. Em Lisboa, em 2015, correu pela primeira vez com a sua filha. Nascia então a semente que mais tarde se tornou no projeto Rodas Solidárias.

Pelo segundo ano consecutivo, em Aveiro na Maratona da Europa, e no Brasil em Curitiba, João aceitou um desafio extraordinário. Correr os 42 quilómetros a empurrar uma cadeira de rodas com seis crianças especiais. Em menos de cinco horas cortava duas metas: a da prova e a do sonho. Foi num ambiente de pura e arrebatadora emoção, enquanto eram oferecidas cadeiras de rodas a cada uma das crianças participantes, que via o seu objetivo tornado realidade. O Projeto, Rodas Solidárias, começou a mudar vidas.